"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"A-Antoine de Saint-Exupéry
Exupéry

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Celular aumenta risco de CÂNCER nas glândulas salivares

Estava navegando e vi algo interesante no Yahho! Noticias, datado dia 7 de dezembro, imagino que de 2007. Pode ser que essa notícia seja velha para alguns ou até a maioria, mas sempre é bom repetir certos alertas, quem não viu , vê... E depois disso, vou pensar duas vezes antes de usar o telefone celular encostado nos meus "zuvidos". Vou usar o fone de ouvido agora... Nunca se sabe né?

Boa noite a todos e boa semamana!

JERUSALÉM (AFP) - As emissões de radiofreqüências e microondas dos telefones celulares aumentam o risco de câncer nas glândulas salivares, afirma um estudo realizado por pesquisadores israelenses.

Os riscos de desenvolver um tumor maligno em tais glândulas são quase 50% maiores quando há uso freqüente de telefones celulares (22 horas por mês), segundo este estudo publicado no American Journal of Epidemiology em dezembro.

O risco é ainda mais elevado se os usuários sempre usarem o mesmo ouvido, se não possuírem um fone ou se estiverem em áreas rurais.

"Os resultados sugerem que existe uma relação de causa e efeito entre os telefones celulares e o desenvolvimento de tumores em glândulas parótidas", concluem os pesquisadores.
Em um grupo de 460 doentes estudados, 58 desenvolveram tumores cancerígenos e 402 tumores benignos de glândulas parótidas.

A pesquisa dirigida pelo médico Sigal Sadetzki do centro médico Tel Hashomer de Tel Aviv foi financiada pela Associação internacional contra o câncer em um projeto da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nenhum comentário: