"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"A-Antoine de Saint-Exupéry
Exupéry

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Participem das Blogagens Coletivas

Eu acredito na importância da blogagem coletiva, pois ela move pessoas, enriquece as pessoas que lêem com iformações novas, deixa um espaço para discussão inteligente e, de alguma forma, pressiona a sociedade a pensar e refletir sobre os temas. Por isso, e porque também participo em todas que estou a par, pensei em fazer uma.
Devido aos acontecimentos de assassinatos ocorridos aqui na minha cidade (como alguns acompanharam também a tragédia que ocorreu da faxineira aqui de casa, assassinada brutalmente pelo marido a facadas no final do ano passado), e ainda os crimes que aconteceram e ainda acontecem no Brasil todo, estive pensando em fazer uma blogagem coletiva pela paz.

Sei que o Lino já fez uma blogagem igual a essa. MAs quero enfocar essa blogagem para assassinatos a queima roupa, seja por motivos passionais (visto até hoje na TV alguns crimes passionais que ocorreram e ocorrem ainda hoje no Brasil) ou apagamento de arquivo ou grupos de extermínio etc, que vemos todos os dias nos jornais sensacionalistas.

Eu não sei se é porque a justiça brasileira deixa a impunidade entrar facil durante e depois dos julgamentos que esses assassinos -não só os que matam, mas também os que mandam matar, que também considero assassino - ainda continuam matando, sem querer saber se a vítima era pai e mãe de família, com filhos para criar, com trabalhos a desenvolver, enfim, com uma vida pela frente e têem a vida ceifada, rapidamente, muitas vezes até sem saber o porque estão sendo mortos. Talvez os assassinatos simplesmente aconteçam porque simplesmente o ódio é maior e cega as pessoas de qualquer classe social. Ou a ganância é tão grande que topa qualquer assassinato, e o mal caratismo tem que estar sempre ao lado de qualquer motivação. Só sei, que no final das contas, o assassino sai sempre com um terço da pena, e muitas vezes paga a pena em casa (chique né?Mas tal pagamento em casa acontece mais para aqueles que tem dinheiro, status social, é conhecido).

Enfim, conto com vocês para essa blogagem. Decidi dia 30 de março para não ficar proximo da Blogagem coletiva dia 8: Pela valorização da mulher. (Que vamos estar em pêso, com certeza, para falar de como a mulher tem valor aqui no Brasil).
GOstaria da opinião de vocês quanto ao logotipo: CHEGA DE CRIMES, EU QUERO É PAZ! Se devo mudar esse tema e colocar assassinatos, já que crime é abrangente como a violência. Ou deixar esse tema para falar nos crimes em geral, na paz que se busca, mesmo sabendo que já foi discutido isso. Quem é da opinião de que devo mudar diga SIM! Quem é da opinião de que sempre é bom falar novamente diga NÃO! GOstaria da participação de vocês em dar opinião porque nunca fiz isso E não quero que essa minha revolta que há dentro de mim desde dezembro, e que só faz crescer através de outro recente crime que não está ainda resolvido, mas que mexeu comigo e com amigos, influencie no andar da blogagem, que tem que ser para todos e por todos e não por mim e para mim. Não sei se vocês perceberam a mudança no meu blog no plano de fundo, essa cruz e essa escuridão. Achei esse template ideal para o que há dentro de mim, a tristeza que sinto, a decepção em relação aos sentimentos e atitudes humanas que deixam de ser humanas. Espero que isso termine, esse luto que sinto...
É isso gente! Mas não se preiocupem, estou bem, é so um conflito interno mesmo, que não está atrapalhando a minha vida, mas que estou disposta a externar com palavras e intenções...
Estou anciosa pelos comentários! Espero que sejam tantos e tão bons como os comentários sobre a amazônia para sempre! Talvez eu fique até quinta sem blogar (sem net), até lá espero ter muitos comentários para definir isso de vez.

Ainda vou desenvolver o mesmo logotipo sem ser em slide, e sim em gif. É que adorei essas estrelas brilhando e ainda não sei fazer isso em flash ou outro programa qualquer. MAs hei de conseguir de alguma forma! Bom resto de semana!











15 comentários:

Fernanda disse...

Ingrid,
já postei sobre o abaixo-assinado a favor da floresta amazónica, deixando um link para cá.
Conte comigo para estas causas nobres, que são tb minhas!
Tem razão, as blogagens colectivas são importantíssimas; passam informações, veiculam diferentes opiniões, construindo um debate imensamente enriquecedor.
Acho o logo muito bom, eu não mexia em nada.
Bjs

Unknown disse...

Olá Ingrid, ficou muito lega o banner e a data também especial. Como o Lino já realizou tal postagem, tenho algumas idéias, você poderia me passar seu e-mail para que possa sugerir alguma coisa?

ronald.albanez@gmail.com

Fique a vontade

Anônimo disse...

Uma boa iniciativa, da qual, na certa, irei participar. Afinal, também sou de opinião que devemos participar das blogagens coletivas, principalmente as que tratam de assuntos tão sérios.

Luma Rosa disse...

O dia 02 de Outubro foi o dia escolhido pela ONU para ser o dia da não violência porque é o dia do nascimento de Ghandi. Aqui para nós é o dia do massacre do carandiru.
Não podemos nos prender em datas, porque o bandido não as escolhe. A população quer paz e o que querem os bandidos? É aí que devemos questionar! Não é só paz que queremos, queremos que o mal seja cortado, que pare a criminalidade.
Dê uma olhadinha no site "Sou da Paz"
http://www.soudapaz.org/default.asp
Existe uma diferença entre violência e criminalidade. A criminalidade pode se desenvolver dentro de casa sem que os pais percebam. A "Cola" é um tipo de contravenção, mesmo assim, acostumados que estamos à ela, os professores fazem vista grossa, mas é de pequeno que se torce o pepino. Quem cola hoje pode copiar documentos amanhã. Já a violência é o produto da criminalidade desenfreada. Isso dá para desenvolver tese!!
Dou maior apoio, só que blogagens uma perto da outra não costumam funcionar. Beijus

Marcos Pontes disse...

Oi, Ingrid. Você me pediu, então deixa eu dar minha sugestão. Eu também gosto de blogagens coletivas. Não participo de todas, é verdade, algumas por falta de tempo, outras por desconhecimento total do assunto e algumas poucas por não me interessar pelo assunto proposto. Quanto à sua idéia para falarmos sobre a violência, é sempre bem vinda. O Lino já fez a dele, mas não significa que não podem ser feitas outras e outras vezes. Imagino que o próprio Lino concordaria com isso. É um assunto importantíssimo e nunca será demais debatê-lo.
Minha sugestão é que você peça apoio justamente aos blogueiros campeões em arregimentar gente, como o próprio Lino, a Luma, a Meire e quem mais você conhecer. Além desses, excelentes, por sinal, não deixe de fora os que lhe visitam com freqência, não tenha medo e nem tenha vergonha. A cada visita recebida ou feita, reforce o convite. Tenho certeza que a adesão será enorme e o resultado será um sucesso.

Anônimo disse...

Ingrid, vou participar. Estarei divulgando assim que eu tiver uma folguinha para postar. Um bom final de semana.

Anônimo disse...

Ingrid, vou fazer a chamada la no P&P...

Bjs

Meire

Anônimo disse...

Ingrid, eu sugiro, se for possível ainda, que se mude o texto para o plural: CHEGA DE CRIMES!!! NÓS QUEREMOS PAZ!!!!
Fica parecendo que falamos por nós e por todos.
E como faço para guardar o selo da coletiva?
Abraços

Naná Hayne disse...

Ingrid querida,

Entendo seu sentimento interno de desespero e querer extirpar esta coisa ruim. Jamais, graças a Deus, ocorreu algo neste sentido assim tão próximo de mim. Mas é mesmo de difícil compreenção e aceitação, ainda que seja com o outro, nós sempre nos imaginamos a nós mesmos passando por algo semelhante e revolta.

Faz bem em chamar aos amigos e falar, por para fora e fazer com que outros pensem à respeito.

Vou participar, ainda que esteja num corre corre danado, arrumarei um jeitinho e ainda q um post curto, farei.

Bjs no coração, o logo está 10, parabéns!

Andréa Motta - Conversa de Português disse...

Bom dia, Ingrid!
Achei a referência à sua proposta de blogagem no blog da Meire e pode contar comigo na participação. Quanto à sua dúvida sobre deixar o termo "crime" ou especificar "assassinato", creio ser melhor o primeiro, pois isso possibilitará que os blogueiros abordem todo tipo de crimes e não faltará inspiração.
Também participei da blogagem proposta pelo Lino e acho que nunca é demais falarmos de paz.
Boa sorte! Um abraço!

Anônimo disse...

Vimos a chamada através do blog da Meire, já colocamos em nosso blog também e vamos participar.
abs,

Elza disse...

se engakar é sempre bom..pena que ultimamente eu não esteja muito engajada...mais um dia ou outro volto a ativa.

abraço
=]

Luci Lacey disse...

Cheguei atraves da Meiroca P&P.

Vou fazer chamada no Hippos.

Os crimes acontecem com mais frequencia por que a impunidade e grande, as leis sao aplicadas so para alguns.

Quem nos livrara das decisoes feitas por juizes, advogados, promotores, desembargadores, delegados ... quando dao causa ganha ao bandido e infrator?

Luci Lacey disse...

Por favor me envie o selinho, e imenso compiado aqui do seu blog.

lucipeter@comcast.net

Obrigada

Tina disse...

Oi Ingrid!

Passei para te deixar um beijo e desejar boa semana.

Vou participar da blogagem do dia 8te espero por lá.

beijoca,