"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"A-Antoine de Saint-Exupéry
Exupéry

terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Renovação de paz e esperança entre os homens

Obrigada a todos pela visita, comentário e força. Eu estou bem, só a ficha ainda não caiu. Esperava que hoje caisse, com a missa de setimo dia da minha amiga falecida. Mas ainda não caiu, a todo tempo na missa fiquei pensando, isso não pode ter acontecido, é um sonho. Acho que vai demorar a cair ainda. Quando falo amiga , é pq ela foi mais que moradora de casa de praia da minha família, foi mais que uma simples diarista. Foi uma amiga mesmo da família. Estava sempre pronta para ajudar. Conhecemos hoje uma parte da família dela, e revemos os filhos de MAria. A menina estava chorosa, o menino melhor. E vi quanta gente gostava dela naquela praia, desde colegas de escola, até o pessoal dos quiosques e da igreja. A menina que cantava chorava ao cantar. As pessoas choravam, se emocionavam. Eu me emocionei, ainda mais por estar no lugar onde tudo aconteceu, na igreja! Ela esperava proteção na casa de Deus, mas não teve. Pelo menos não fisicamente. Talvez espiritualmente. Ela com certeza está bem onde estiver, e intercedendo pelos filhos como o Padre mesmo falou. Que os meninos encontrem consolo com os tios e avós. E que vejam a mãe como um exemplo de força de vontade, garra, honestidade e bondade. E que estudem, como ela, para ter uma esperança de um futuro melhor. É só o que eu peço. O destino do desgraçado que Deus trace bem traçado, para ele não fazer mal a ninguém mais. E que a revolta de todos que conhecíamos Maria, acabe, para tentarmos seguir essas belas palavras da Oração de São Francisco. Se todos nós, seres humanos, conseguíssemos seguir a risca essas frases, seria muito difícil termos um mundo de ódio.



Um feliz NAtal a todos e um feliz ano novo com renovação da paz, do amor e da compaixão de Deus. Que em 2008 o número de assassinatos e de qualquer tipo de violência (inclusive a doméstica) caia para ZERO, e que possamos ter mais amor ao próximo, e menos irracionalidade e crueldade entre os homens! Beijos a todos os amigos!

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

CHEGA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA!

É gente, tá perto do Natal, e essa data, ou até o mês levam as pessoas a refletirem mais sobre a vida, sobre os outros, a ter mais compaixão. Só que acho que isso não acontece com todos, porque mesmo nessa época há violência que a gente vê sempre na TV, mortes, espancamentos, violência doméstica, assaltos etc...
Esse meu Natal esse ano não vai ter o mesmo encanto, pois todos aqui em casa perdemos uma pessoa muito querida nesta terça feira, dia 11/12. Era uma moça com seus 29 anos que era trabalhadora, tinha dois filhos pequenos, vivia e batalhava todos os dias para eles, para dar uma vida melhor. Empurrava um carro pesado na areia da praia para vender bebidas, churrascos, água de côco, nos fins de semana e feriados. E nos outros dias da semana trabalhava como diarista em pelo menos 3 ou 4 casas diferentes. Inclusive aqui em casa. Já a conhecíamos a quase 5 anos. Saía de uma casa de aluguel para outra, quando minha família teve a idéia de coloca-la junto com o marido na casa de praia da família, como moradores, para ter alguém sempre lá, guardado e zelando pela casa. Sem pagar IPTU, água e luz, ela viveu bem melhor, mas sempre batalhando na praia para comprar um um terreno e construir uma casinha. Amou apenas um homem na vida dela, seu marido, que vivia a 11 anos com ele. Fugiu de casa no interior para viver a vida com ele. E depois de um tempo, parece que algo desandou, e ela trabalhou por ele.




Já foi agredida mais de uma vez mas sempre pensando nos filhos. A gota d´água foi neste domingo (9/12) quando ela não aguentou mais, depois de uma surra dada pelas costas.Ele pediu desculpas e pediu um tempo para vender umas coisas e sair. Ela deu um prazo até sexta para ele sair de casa. Ela nao deu queixa na delegacia de mulheres, com medo dele fazer alguma coisa contra ela. Na terça, saindo do trabalho aqui em casa e indo estudar feliz da vida por saber que logo ia ter sua casinha construida e que ia concluir seu primeiro ano de escola depois de muito tempo sem estudar, foi esfaqueada pelas costas pelo próprio marido que a esperava no caminho da escola. Correu até uma igreja quando ele a apunhalou mais umas 8 vezes. Foi socorrida pelos moradores da praia, e ele fugiu covardemente. A população o pegou, ele foi parar na cadeia. Ela chegou ainda viva no hospital, implorando para os médicos a salvarem, pois tinha 2 filhos para criar. Às 22:00hs e pouco, não aguentou e faleceu. Ele na cadeia, no dia seguinte deu depoimento para os jornais dizendo que a matou por ciumes, já que ela estava estranha a dois meses, pensando que estava traindo ele com um cobrador de alternativo. Estranha a dois meses, só porque sua alto estima melhorou, passou a se cuidar mais... Homens...

Fofocas de gente que quer ver os outros mal fizeram ele pensar isso, nem certeza ele tinha para cometer tamanha brutalidade. E mesmo que fosse verdade não é desculpa para tirar a vida alheia. Agora eu me pergunto, será que faria diferença na última surra que ela levou por nada, ela ter ido procurar a delegacia da mulher? Ele ia ser preso logo e ficar na cadeia ou ia se soltar e fazer a mesma coisa? Se ele não tivesse sido pego pela população será que ele na loucura iria matar os filhos tb e se matar como o de costume? Matar por amor? Não acredito que seja amor, ele iria perder tudo se a deixasse, a mordomia, a casa que não estava no nome dele, ela ... Acho que para ele não importava mais, e o ciume também o cegou.

Não desejo mal a ninguém, mas espero que ele pague por tudo que fez, e que a justiça dos homens não o solte e faça jus ao nome. E a justiça de Deus deixe a minha amiga descansar em paz, e não se preocupar, que os filhos estão bem com a família dela. E que a casa que ela estava construindo sirva para eles no futuro.




Mais uma mulher vítima de violência doméstica. O estranho é que isso é costume se ouvir, mas quando é com um conhecido nosso, parece que o chão da gente desaparece, e nos perguntamos até quando isso vai continuar acontecendo. Será que podemos contar com a colaboração da polícia e com a lei para deixar em segurança as mulheres espancadas? Não sei... Só sei que até agora a ficha tá caindo, parece que não aconteceu com ela, parece que foi com alguém desconhecido. MAis fácil para mim se isso fosse verdade, mas não é. A realidade é essa, nua e crua. Foi com ela, e pode ser com qualquer um! NA primeira tapa, ela deveria ter saído do relacionamento, mas o amor e o medo, mais a preocupação de criar os filhos junto com o marido a fez várias e várias vezes continuar vivendo com ele. O que acontece com muita gente.

Fica aqui meu apelo a justiça, que seja cumprida, que zele pelas pessoas de bem, trabalhadoras, e não fique só no papel. Que a violência doméstica seja tratada com mais respeito, pois sempre há uma vítima, e muitas vezes fatal. E que esses agressores e assassinos fiquem muito e muito tempo na cadeia. Uma cadeia que muitas vezes é até bom para alguns que tem preguiça de trabalhar. Que se torne uma cadeia para esses presos trabalharem por cada prato de comida. Isso é o que eu acho justo. Que se saírem, saiam melhores e não piores. Fica aqui meu pedido de Natal para o Papai Noel! Espero que um dia seja atendido pois desde pequena rezo pela paz!

PAZ e AMOR para TODOS!


quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

AIDS



Antes tarde do que nunca né? PAra falar sobre esse assunto tão sério que é a AIDS.

Nesses dias estava eu pesquisando no site do ministério da saúde o índice de quantas pessoas em cada ano em todo o Brasil adquiriram AIDS, para um projeto de ciências da escola em que meus alunos vão falar sobre isso. E vi que dentre todas as regiões brasileiras, a primeira no ranking de casos de pessoas contaminadas neste ano de 2007 ficou para o Sudeste (5686 casos ), o segundo Sul (4067), terceiro Nordeste (1939), quarto o Norte (707), e quinto o Centro Oeste (672). È claro que podem haver mais casos que não foram notificados, mas esses dados já nos dão uma idéia de como estamos. Mesmo com tanta informação por aí, ainda fico me perguntando como esse mal está se espalhando tanto. Ainda hei de fazer um gráfico com todos os anos da tabela onde peguei esses dados.


Por um lado bom, estão surgindo remédios que estão controlando o vírus nos doentes, fazendo com que tenham mais tempo de vida talvez. MAs por outro, temo que esses remédios tenham um lado negativo no resultado da mente de alguns em pensar que como tem remédio podem fazer sexo sem camisinha que vão ter uma razoável vida mesmo com AIDS. Graças a Deus há casos em que grávidas soro positivo tomando determinados remédios, possam evitar que seus filhos adquiram o vírus. Mesmo assim, pelo que entendi outro dia no jornal, teria que ser iniciada a medicação quanto mais cedo possível durante a gravidez.


Agora, se tem uma coisa que sempre fui contra e sempre fico fula quando ousso e até penso, é a igreja católica vendo que esse mal se espalha por aí matando gente, ainda seja contra o uso de camisinhas. Não tem como controlar uma sociedade em que hoje as pessoas estão casando tarde, privando elas de sexo antes do casamento, ou até sexo seguro no casamento. Porque até no casamento se pode adquirir AIDS se um dos casais pular a cerca, e pior, pular e ainda ter a incompetência e imprudência de fazer isso sem usar camisinha, e passar para a parceira ou parceiro. Tudo bem, isso de trair é pecado, é feio, e imoral, não deveria existir, MAS EXISTE! E sempre vai existir, e a traição na verdade sempre existiu, só a AIDS é que não. É um problema atual que tem que ser levado a sério, e não ficar vendo as coisas com pensamentos retrógrados, como se tivesse no passado sem AIDS.


Por que será que o índice de mulheres contaminadas é maior que o dos homens?Hein? Alguém imagina? Na minha humilde opinião, se olhar para o lado irracional, machista da sociedade, se um homem contaminado transa com mais de uma mulher, vai logicamente contaminar todas quando não usar a camisinha.Acho que é por isso que o índice para mulher é tão grande. Não é que não exista mulher promiscua, mas cá entre nós o número de homens traindo é maior mesmo nos dias em que a mulher se tornou "moderna", livre e independente.


Hoje, AIDS não é sinonimo de homossexualidade, está nos heterosexuais a muito tempo, e pior, em pessoas casadas também! Êta promiscuidade com falta de consciência!!! Usa camisinha minha filha, com seu marido, namorado, ficante etc. Porque não se pode confiar cem por cento sua vida a alguém, mesmo esse alguém sendo seu marido. E homens, por favor, quer trair? Traia, agora tenha consideração com sua parceira pelo menos no lado da vida dela. E tenha consideração por sua vida também!


Esse era o recado longo que eu gostaria de dar a todos. Espero que tenham gostado, mas se discordam ou tem mais algo a adicionar, podem falar. Aqui é um blog aberto!


Bom final de semana para todos!