"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"A-Antoine de Saint-Exupéry
Exupéry

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Inversão de valores

Vi essa noticia no linka baixo: "Professora da rede pública é presa após ensinar alunos a não sujar escola" 

http://www.gazetadobrasil.com.br/2014/01/professora-da-rede-publica-e-presa-apos.html


Não sei se o jornal procurou saber a verdade dos fatos, mas já deixa claro q a imagem da senhora é ilustrativa, e explica q a escola não iria confirmar isso ja q prejudica a imagem da escola e da professora. Eu não duvido nada q isso tenha acontecido, mas fica a cargo de cada um acreditar ou não q isso ou algo similar aconteça todo dia no cotidiano das salas de aula nesse país.


Isso é que eu chamo de inversão de valores. Enquanto essa professora (dentre vários profissionais da área) está preocupada em formar cidadãos dignos, pais como esse ensinam o contrário: a não ter responsabilidade sobe seus atos; a ter impunidade; a não valorizar patrimônio público e privado; a não valorizar o trabalho de funcionários dignos como os ASGs (faxineiros, merendeira etc); a não ter educação, etc. E o presente está como está, e o futuro só tende a piorar, e não é culpa dos professores não, e sim da inversão de valores, do sistema que permite isso e do exagero na superproteção de que a criança ou adolescente pode tudo e não pode sofrer punição com isso, independente da classe social. Será que estamos formando cidadãos ou vândalos ( repito, de todas as classes sociais, até filhinho de papai está incluído nessa)? E no que isso pode acarretar para o futuro da nação? Idosos sendo maltratados, direitos sendo passados por cima e por aí vai.

Mesmo que seja de internet, o q muitas pessoas andam comentando por aí pelo fato da foto ser ilustrativa e de não ter mais detalhes nem confirmação da escola em questão,  isso acontece nas escolas, o medo de educar aluno e sofrer represaria depois dos pais. O medo de pais de educar os filhos com uma palmada e sofrer represarias, o dizer sim a tudo aos filhos sem saber q mais tarde está formando um monstro, e por aí vai. Pode ser até mentira, mas imagino que existem vários casos em escolas por conta da boa vontade do educador de fazer o papel e muitas vezes o pai ou a mãe nao faz. E essa realidade não está somente nessa cidade em questão não, eu vejo isso todo dia na minha cidade (Natal - RN), e a falta de valorização e respeito ao professor nas varias relações existentes  ( aluno - professor; pais- professor; direção - professor) e muitos estados brasileiros quando existe uma polêmica e aparece nos jornais. 

 Professor não é o salvador , ele está lá para orientar , educar nas diversas disciplinas que se estuda. Nao são psicólogos, nem tem esse aparato, nao somos enfermeiros, médicos, nem os pais desses alunos que tem que dar educação básica. E muitas vezes tem q levar desaforos de pais que acham que os filhos estão sempre certos. E concordar ( ser obrigado a isso) em passar alunos q não tem condições de passar de ano só para fazer parte de números de alfabetização e garantir q a escola pública que ensine, com isso ganhe dinheiro como prêmio por passar por passar. Resultado, um monte de gente analfabeta funcional, mal educada, q não respeita limites e se acham impunes pq são de menores, cometendo furtos, se drogando e agredindo familiares. 

Me digam o que acham disso? Se concordam, discordam? E qual seria a melhor solução para evitar situações mais tarde em que faltou a boa educação de casa?

domingo, 12 de janeiro de 2014

Viver - poesia dedicada à lembrança da minha querida avó Alba Accioly

Esta poesia eu fiz quando tinha uns 16 anos, e estava sempre fazendo poesias dos sentimentos que sentia. Nesse dia, fiquei inspirada quando soube do falecimento da minha querida avó Alba Accioly, uma grande mãe, irmã, tia,  avó, sogra e costureira de primeira!! Sempre tão sorridente e cheia de histórias para contar. Com certeza ela viveu a vida dela intensamente... Saudades dela...

Viver

Viver nesta terra abençoada 
Com a qual não se quer nada
A não ser felicidade, paz e amizade
Entre as pessoas que nela estão
Então? Como vai ser a vida até a morte?
Para morrer só precisa estar vivo
Mas o que há de fazer até lá?
A vida seria uma prova, uma porta
Um caminho para o paraíso eterno
Mas é preciso respeitá-lá, amá-la e vivê-la intensamente
Para que o espírito se satisfaça eternamente...

Ingrid Vilar Accioly

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Um feliz jardineiro - poesia

Há uns dez anos atrás, ou um pouco mais, meu pai inspirado fez essa poesia para mim. Chegou até a filmar um poeta/jornalista amigo dele declamando a poesia. O tal amigo gostou tanto da poesia que até chorou, e pediu ao meu pai uma cópia da mesma para dar a sua filha.

Outro dia, estava na casa do meu pai, e ele se lembrou dessa poesia por causa do nome que eu vou pôr na minha filha, Iasmin. Como esse nome deriva do jasmim, e a poesia falar de flores, se não me engano inclusive cita jasmim, ele disse: olha aí, eu já estava prevendo que vc ia ter uma filha com um nome assim. Hehhehe e ficou entusiasmado em continuar a "saga da poesia" , quer escrever uma continuação para ela, provavelmente citando Iasmin nessa futura poesia. Bem, para não perder o fio da meada, vou colar a poesia aqui ( poesia que não sei como ele desenterrou da internet, acho que nem eu mesma a tinha mais, só nos backups da vida) para não esquecer dessa linda poesia feita com tanto amor pelo meu pai para mim. Vamos a ela...




Um feliz jardineiro ( Por Horácio Accioly)



"Plantei no jardim da minha vida
Uma semente de amor. 
E em tarde-primaveril
Fresca, alegre e iluminada, 
Brotava em meu coração 
Uma encantadora flor 
Passei a chamá-la de Ingrid,
Pra diferençá-la das mil.
Dei-lhe carinho e atenção,
Sentindo, amando e querendo 
Que o diminuto botão
Fruto de tanto amor
Se transformasse em mulher
A cada hora passada
Num misto de orgulho, encanto e vaidade
Vi crescer sempre formosa Ingrid, meu sonho, minha vida.
Amada, admirada e querida...
Minha real felicidade 
Minha doce satisfação. 
Hoje ao ver meu jardim 
Bonito como ele é
Saudoso da flor em botão
Com muito amor e emoção 
Vejo quão linda ela é.
Como é pródiga a natureza !
Quanta magia ela faz ! 
Transformou flor pequenina, 
Primeiro em uma menina, 
Depois, em doce mulher
Flor, cheirosa e singela,
Serás sempre a mais bela,
A perfumar meu jardim. 
Serás sempre para mim 
A minha flor preferida 
Admirada, amada e querida
A filha que você é.
Ao vê-la adulta e crescida 
Mantenho em mim a esperança 
De que o botão-criança,
Seja sempre em minha vida
A semente desenvolvida 
Que nasceu, cresceu e fecundará.
Guardo na mente a lembrança 
Dos dias em que acordava e olhava o meu jardim, 
Vendo brotar, crescer e desenvolver aquela flor tão amada,
Bela como a rosa que és,
Como jasmim de delicioso perfume
Confesso, sinto ciúmes 
De hoje vê-la mulher
É! Os dias vão passando...
E o meu orgulho não passa! 
Só peço a Deus que me faça, 
Mais uma vez uma graça;
E que em minha flor tão querida,
Crescida e desenvolvida, 
Germine um novo botão,
Trazendo mais alegria, 
Pro meu feliz coração. 
E nesse dia, por fim, 
Pra minha satisfação, 
Verei nascer no jardim 
Uma nova geração. 
Seja uma rosa ou jasmim, 
Mas, que se torne um botão,
Igual a que outrora plantei
No fundo do meu coração."



quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Metas

Boa tarde amigos. Estava pensando em que escrever hoje, já que estou enferrujada como blogueira. E o Blog de uma amiga me inspirou a falar sobre metas para o ano novo (2014). As vezes gosto de planejar, as vezes gosto de deixar rolar. Acho que a única meta , ou pelo menos a mais importante esse ano é me preparar para ser mãe. É ler tudo que existe sobre isso, tanto em livros ( já estou lendo o livro " o que esperar quando se está esperando") e internet, e tentar me informar mais com pessoas que já são mamães. Inclusive quem quiser me dar dicas sou toda ouvidos. Já inclusive adicionei grupos no meu facebook sobre ser mãe com super dicas.

O chá de bebê já está sendo organizado pela minha mamãe heheheh, e estou preparando o quarto da Iasmin. Que ainda está longe de estar pronto, eu confesso. Então me pus a planejar essa semana, a listar coisas que faltam fazer para o quarto ficar pronto, onde atualmente é ainda o escritório e ao mesmo tempo deposito de entulhos. Coloquei o que fazer, prazos para conclusão e grau de importância e colei na geladeira para me lembrar e estimular. Vi outro dia no programa Bem Estar, que se deve planejar com tais itens. Vamos ver se dá certo. Vocês fazem assim quando tem muito a se fazer ou deixam rolar e fazem quando lembram? Acho que dá um maior impulso para a gente executar, listando isso num papel ou hoje em dia, num celular ou tablet. E confesso também que não sou muito organizada, isso talvez ajude, ainda mais quando eu for mãe e tiver mil e uma coisas para lembrar. Já passei pela boa vida de estudante, onde só tinha que me dedicar aos estudos e tinha papai e mamãe para me dar tudo que queria. Depois de casada, e já com empregos fixos, me vi na situação de lidar com casa, contas para pagar, trabalho, doutorado e com a tarefa de cozinhar que nunca fiz na vida. E agora juntando isso tudo, menos o doutorado que já terminei, vem a nova vida de ser mãe e padecer no paraíso como dizem, com noites em claro e pouco tempo para mim. Espero dar conta como dei na cozinha heheheheh.

Já comprei algumas coisas básicas como banheira, carrinho, bebê conforto, berço de tela, mas falta muito mais: mandar fazer armário, berço, cama para quem for me ajudar no primeiro mês, cadeira de balanço para dar de mamar, ar condicionado, entre outras coisas pequenas, onde estou torcendo para ganhar no chá de bebê.

Outra meta para 2014, que não sei se vou conseguir já que vou ter muito o q fazer nos 6 meses de licença maternidade seria estudar para concurso público. A idéia é melhorar cada vez mais o salário, já que vamos ter mais uma boca para alimentar. Até porque salário de professor não é lá essas coisas, se tem que desdobrar ensinando 3 turnos pelo menos para se ter uma vida de conforto. Bem, é isso, espero não ter me prolongado muito, vou deixar o resto para outros posts. Estou esperando sua visita, e seus comentários. Um abraço!!!

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Novidades!!!

Fez tempo que não escrevo aqui. Acho q o ultimo post foi em 2011 quando disse q faltava um ano de doutorado p terminar e estava de casamento marcado. Agora com dois anos de casamento, doutorado terminado, e agora não tenho só meu gatinho Chumbinho, mas adotei mais 5 , seis no total. E para completar minha felicidade, estou a espera de um bebê. Com 24 semanas de gestação, é uma menina e se chamará Iasmin. Aos meus amigos de blog, espero revê-los por aqui. Vou tentar atualizar mais esse blog q estava morto. Agora mas ferias, estou com tempo livre, por enquanto heheheh. Iasmin está prevista para nascer em abril de 2014, e sei q depois disso vou estar mais atribulada ainda. Mas nao quero deixar mais o blog abandonado, pelo menos um post por mês, depois q ela nascer, vou tentar postar. Beijos a todos, e espero q voltem aqui. Estava com saudades... Vou visita-los também para saber se ainda continuam firme e fortes com seus blogs. Estou me relembrando de como postar fotos, em breve postarei aqui a face de Iasmin no ultrasson...