"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"A-Antoine de Saint-Exupéry
Exupéry

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Inversão de valores

Vi essa noticia no linka baixo: "Professora da rede pública é presa após ensinar alunos a não sujar escola" 

http://www.gazetadobrasil.com.br/2014/01/professora-da-rede-publica-e-presa-apos.html


Não sei se o jornal procurou saber a verdade dos fatos, mas já deixa claro q a imagem da senhora é ilustrativa, e explica q a escola não iria confirmar isso ja q prejudica a imagem da escola e da professora. Eu não duvido nada q isso tenha acontecido, mas fica a cargo de cada um acreditar ou não q isso ou algo similar aconteça todo dia no cotidiano das salas de aula nesse país.


Isso é que eu chamo de inversão de valores. Enquanto essa professora (dentre vários profissionais da área) está preocupada em formar cidadãos dignos, pais como esse ensinam o contrário: a não ter responsabilidade sobe seus atos; a ter impunidade; a não valorizar patrimônio público e privado; a não valorizar o trabalho de funcionários dignos como os ASGs (faxineiros, merendeira etc); a não ter educação, etc. E o presente está como está, e o futuro só tende a piorar, e não é culpa dos professores não, e sim da inversão de valores, do sistema que permite isso e do exagero na superproteção de que a criança ou adolescente pode tudo e não pode sofrer punição com isso, independente da classe social. Será que estamos formando cidadãos ou vândalos ( repito, de todas as classes sociais, até filhinho de papai está incluído nessa)? E no que isso pode acarretar para o futuro da nação? Idosos sendo maltratados, direitos sendo passados por cima e por aí vai.

Mesmo que seja de internet, o q muitas pessoas andam comentando por aí pelo fato da foto ser ilustrativa e de não ter mais detalhes nem confirmação da escola em questão,  isso acontece nas escolas, o medo de educar aluno e sofrer represaria depois dos pais. O medo de pais de educar os filhos com uma palmada e sofrer represarias, o dizer sim a tudo aos filhos sem saber q mais tarde está formando um monstro, e por aí vai. Pode ser até mentira, mas imagino que existem vários casos em escolas por conta da boa vontade do educador de fazer o papel e muitas vezes o pai ou a mãe nao faz. E essa realidade não está somente nessa cidade em questão não, eu vejo isso todo dia na minha cidade (Natal - RN), e a falta de valorização e respeito ao professor nas varias relações existentes  ( aluno - professor; pais- professor; direção - professor) e muitos estados brasileiros quando existe uma polêmica e aparece nos jornais. 

 Professor não é o salvador , ele está lá para orientar , educar nas diversas disciplinas que se estuda. Nao são psicólogos, nem tem esse aparato, nao somos enfermeiros, médicos, nem os pais desses alunos que tem que dar educação básica. E muitas vezes tem q levar desaforos de pais que acham que os filhos estão sempre certos. E concordar ( ser obrigado a isso) em passar alunos q não tem condições de passar de ano só para fazer parte de números de alfabetização e garantir q a escola pública que ensine, com isso ganhe dinheiro como prêmio por passar por passar. Resultado, um monte de gente analfabeta funcional, mal educada, q não respeita limites e se acham impunes pq são de menores, cometendo furtos, se drogando e agredindo familiares. 

Me digam o que acham disso? Se concordam, discordam? E qual seria a melhor solução para evitar situações mais tarde em que faltou a boa educação de casa?

5 comentários:

Luma Rosa disse...

Oi, Ingrid!
Fui procurar pela notícia na internet e vi que ela foi postada em um perfil do facebook sem fonte credenciada. Aprofundei na pesquisa e vi que é uma e-farsa. No site que denunciou tem comentários de alunos que comprovam a farsa.
:)
Beijus,

Unknown disse...

Mesmo que seja falsa, q a professora não tenha sido presa, há alunos que dizem q teve pai de aluno q ia denunciar. E mesmo q isso tudo mão seja verdade, eu como professora vejo muitos pais passando a mão na cabeça dos filhos e indo com sete pedras na mão contra o professor. Apesar da minha reflexão se basear em uma história falsa, é algo para refletir pois hoje em dia os alunos não respeitam mais a autoridade do professor como antigamente. Hoje em dia aluno agride professor fisicamente e verbalmente. Pq será? Educação familiar que não existe mais como antes? Pais ausentes? Fica a critério de cada um refletir. Não se a história é falsa ou verdadeira, mas a idéia da impunidade que começa desde criança. E dos motivos que levam a essa impunidade.

Luma Rosa disse...

Oi, Ingrid!
Os alunos chegam na escola com problemas familiares e os pais querem que a escola conserte. Não tem como se não houver uma parceira, mas isso acontece porque o Estado é omisso. É confortável para ele colocar pais x escola.
Certamente os pais que reclamaram, são aqueles que não colocam limites e não educam os filhos para o mundo. São pais que na maioria das vezes trabalham fora de casa ou que mantém uma empregada para não terem o trabalho de ensinar os fihos a arrumar seus quartos ou limpar a sujeira que fazem com a desculpa de manterem um serviçal em casa. Esses filhos chegam na escola e tratam os educadores como serviçais, porque os pais estão pagando... Escola pública não é diferente, pois mesmo que indiretamente, esses alunos jogam as frustrações que têm com relação ao poder público na instituição escolar.
Pixar bem público é crime - independente se a professora foi presa ou não. Quem pixou não foi a professora. Os valores estão errados. Se houve um mutirão é porque o culpado foi covarde e existem alunos que possuem pais presentes que educam e mostram o que é certo.
Do meu ponto de vista é importante mostrar que a notícia é uma farsa, para comprovar que não houve injustiça, pelo menos nesse caso.
Beijus,

Unknown disse...

Concordo com tudo que vc disse Luma :) e agradeço sua ajuda na busca da verdade sobre o fato que não aconteceu.

Janaina disse...

Concordo com o que a Luma disse. Hoje em dia os pais não querem educar os filhos. Deixam isso pra escola. E quando a escola faz, os professores são ameaçados... Inversão de valores total!
Beijos, Ingrid!
Cheguei aqui pelo Luz de Luma! :)