"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"A-Antoine de Saint-Exupéry
Exupéry

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

ANSIEDADE

Essa semana acho que sofri de ansiedade e algo aconteceu. Eu li uma coisa e era outra totalmente diferente. A ânsia de fazer doutorado, de passar na seleção sem deixar nada errado que pudesse atrapalhar meus objetivos me levaram a ler errado no edital o dia da inscrição, li dia 10 como sendo setembro. E na verdade era outubro. Parece até que sou analfabeta né? Mas foi a sensação de pressa, de ser o momento de agir, que me levou ao erro. Me apressei com os documentos, fiz meu orientador reler o projeto e modifica-lo um pouco, tirei xerox, atualizei curriculo lattes, paguei a taxa de inscrição no banco. TUDO essa semana! Quando na verdade tinha-se ainda um mês para isso. Fazer o que né? Quando descobri ontem, quando tentei fazer a inscrição on line, dizia : DATA INVALIDA PARA INSCRIÇÃO! É o que ? Eu disse! Daí vi no edital a data certa. A única coisa que tava faltando era autenticar os documentos no cartório! Isso já posso fazer mais tranquila. E achar um dos resumos de um dos meus trabalhos de graduação!

Baseando-se nisso, pesquisei no wikipedia sobre a ansiedade. Que na verdade existe para nós como um jeito de ficarmos atentos para o perigo, coisa da evolução mesmo. MAs que hoje em dia está mais ligado a nosso trabalho, nossa rotina que estressa! Meus sintomas de stress são normalmente não relaxar a noite, demorar a dormir, mesmo cansada, e fazer pitoco nos lençois da cama é a única maneira que encontro para me acalmar. Nunca ruí unha! Depois explico o que é "pitoco", que tem a ver com o nome do blog (MEUS PITOCOS). Aí vai o que achei no Wikipédia sobre ansiedade. Bom final de semana a todos!


Ansiedade é uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de medo, perigo ou de tensão, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, nervosismo, aperto no tórax, transpiração, etc.
Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou freqūência pode se tornar patológica e acarretar em muitos problemas posteriores, como o
transtorno da ansiedade.

Unhas roídas, característica de ansiedade
Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. No entanto, o termo ansiedade está de certa forma interligado com o a palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter o medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.
Esses dois aspectos tanto a ansiedade quanto o medo, não surgem na vida da pessoa por uma escolha, acredita-se que de certa forma, alguma palavra dita no seu passado por alguém, uma ofensa, um comentário, uma atitude negativa em relação a pessoa que sofre desse mal, pode ser a causa principal do surgimento desses sintomas. É necessário então que a pessoa encontre um meio de superação e continue vivendo, tendo a certeza, que as coisas ruins vividas no passado servirão apenas de crescimento e amadurecimento futuro.
A actividade física está associada à redução de estados de ansiedade.
As pessoas ansiosas têm um vasto número de sintomas (veja a lista abaixo). Muitos resultam de um aumento da estimulação do sistema nervoso vegetativo ou autónomo, que controla o "reflexo ataque-fuga".Outros são " somatizações", ou seja, os doentes convertem a ansiedade em problemas fisicos, incluindo dores de cabeça, distúrbios intestinais e tensão muscular. Cerca de metade das pessoas com ansiedade sofrem principalmente de sintomas físicos, normalmente localizados nos intestinos e no peito.


Sintomas:
Fadiga;
insônia;
falta de ar ou sensação de sufoco;
picadas nas mãos e nos pés;
confusão;
instabilidade ou sensação de
desmaio;
dores no peito e
palpitações;
afrontamentos, arrepios, suores, frio, mãos úmidas;
boca seca;
contrações ou tremores incontroláveis;
tensão
muscular, dores;
necessidade urgente de
defecar ou urinar;
dificuldade em
engolir;
sensação de ter um "nó" na
garganta;
dificuldades para relaxar;
dificuldades para dormir.

8 comentários:

Meire disse...

Ingrid, nem me fale em ANSIEDADE, eu sou muito ansiosa e isso ja me trouxe muitas sequelas.
Sobre tua inscriçao, pelo menos agora vc podera ficar tranquila por um tmepo nè?
Bjs

Vivi disse...

Amiga eus ei muito bem o que é ter ansiedade, eu sou a Senhora Ansiedade em pessoa :)
Por isso tenho crises de gastrite, insônia, falta de apetite e muit mais...É um saco, mas tem momentos que não sei controlar.
Bjokas

nana' hayne disse...

Oi Ingrid,

Affff, acho que é um mal comum, né?
Tô lendo ai a meiroca, a Vivi, agora venho eu sem mudar a postura... grrr
Tb sou ansiosa, ou pior... ansiosissima, um inferno!
Tento melivrar disso faz tempo, mas é mto complexo sair.

Já fiz destas que vc fez com sua inscrição...mas bem agora vc pode fazer um uffffffaaaaaaaaaaa, tenho bastante tempo :)

bjs linda e não me deixe muito ansiosa para postar sobre o que é "PITOCO", hein? kkkkkkkk

Meire disse...

Bom dia querida!
E boa semana!
Meire

Sandrinha disse...

ansiedade, mal terrivel....

Mas vim aqui atravès da Meire para te desejar "FELICIDADES" pelo dia de hoje.



Voltarei para saber o que sao estes pitocos

BJS

Meire disse...

Bom dia mocinha!
Convidei o povo para um brinde e vc ainda esta com as unhas deste jeito?????
Pode parar tudo q esta fazendo, se arrume, arrume a casa, compre um bolo, pegue as flores que deixei pra vc e nao esqueça do champagne geladinho, sim calor champagne, pois meus amigos sao exigentes.
Feliz aniversario menina!
Meire

O Meu Jeito de Ser disse...

Olá INgrid, bom dia.
A Meire entregou, que hoje é seu aniversário. Então vim dar parabéns.
desejo que tenha muita saúde, muito amor, e toda felicidade do mundo.
Agora ansiedade, me assusta até falar.
Meu marido é extremamente ansioso, preciso estra sempre tentando controla-lo. E vieram os descendentes todos herdando essa ansiedade.
Meu netinho as vezes me preocupa, tamnaha a ansiedade que percebo nele.
Um beijo prá você.

nana' hayne disse...

BOM DIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!

Dia feliz...:)

Hoje vai ser uma festa
bolo e guaraná muito doce pra você
é o SEU aniversário
vamos festejar, e os amigos receber
Mil felicidades e amor no coração
que a sua vida seja
sempre doce emoção!!!

Ahhh, impossível não lembrar desta musiquinha e vir aqui cantá-la pra vc :)
Parabéns Ingrid e que de verdade sua vida possa ser sempre uma doce emoção!!!

bjs de niver prô cê :)