"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"A-Antoine de Saint-Exupéry
Exupéry

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Religião PARTE 2

Continuando sobre o assunto : RELIGIÃO...



Eu vi recentemente um e-mail que fala que pisiquiatras não recomendam sessões espíritas porque fazem mal a saúde mental. Pelo jeito muitos pacientes foram recebidos por eles dizendo que recebia espíritos. De acordo com o e-mail, o espiritismo é uma neurose provocada pela fácil auto-sugestibilidade, em que há predominância das alucinações psicosensoriais, sendo não raro histeria ou em estado histeróide’. Então esses médius que dizem que recebem espíritos acreditam nisso e o corpo deles reagem de tal forma que baixa o espírito MESMO! Depois os coitados viram neuropatas!

Bem, não concordo totalmente com essa frase, acho que há sessões espíritas mais sérias, que visam o auto-conhecimento e não promovam shows de espíritos que baixam no médium e ficam dizendo da vida de cada um, dizendo que fulano tá com encosto e que precisa vir mais vezes para tirar o encosto. Nem que mostrem parentes que morreram e que querem deixar uma mensagem, mas contanto que se pague.

Acredito que nessa religião então role muita mentira, mas quero deixar bem claro que não são todas as facções espíritas. E digo sempre, religião é algo que o ser humano cria, então todas elas estão sujeitas a erros humanos. Católica, espírita, protestante, budista, Islamismo, etc
É para a gente se apegar a algo, para fortalecer nossa fé em Cristo (ou em outro Deus , dependendo da Religião). Mas para mim, não precisa de igreja, para mim Cristo está a nossa volta, a natureza é o exemplo vivo dessa força maior que nos fez. Não, não acredito na versão da bíblia, que Deus fez o mundo em 7 dias, e que o início de tudo veio de Adão e Eva. Aí vem o lado cientista meu, da evolução. Deus para mim é uma força maior, energia pura, não tem corpo, não tem forma, está dentro de mim, de você, de todos. E Jesus, se fez milagres se não fez, não sei, para mim a importância dele está no ensinamento do amor entre os homens. Se ele é filho de Deus, se Ele veio para nos salvar não sei se essa parte é invenção do homem. Só sei que temos que nos agarrar na fé principalmente quando se tem coisas que não conseguimos explicar. De onde viemos, para onde vamos!? Perguntas básicas que sempre nos fazemos, dignas de seres que pensam e que sabem que pensam : Homo sapiens sapiens .

Se alguém tem alguma coisa para falar, pode deixar aqui seu recado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ingrid, eu também penso que a religião está dentro de cada um de nós, mas por outro lado, acho que a frequência a templos, ritos etc contribuem para que pratiquemos, sintamos mais as nossas preces e agradecimentos, justamente porque são feitas em conjunto. São locais geralmente de muito respeito e paz.
Beijos, ótimo fim de semana.