"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"A-Antoine de Saint-Exupéry
Exupéry

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Daltonismo

Eu estive fora esse final de semana, por isso não postei. MAs hoje, segunda, ia colocar uma reportagem do Fantástico de ontem, que achei um absurdo. MAs não vou colocar por enquanto porque estou sem meus óculos de grau, quebrei a perninha dele. E estou meio zonsa usando só uma das pernas. Pensando, em visão, e em menos trabalho para escrever, vou colocar algo interessante hoje sobre visão, menos polêmico, mas muito curioso, e que um dia já dei aula sobre esse assunto: DALTONISMO. Além disso vou colocar uma brincadeirinha abaixo, um tipo de teste para saber se você tem algum grau de daltonismo.

Quem sabe o que é daltonismo, e de onde se origina? Pois então, vamos lá para as explicações.

Daltonismo é um defeito na visão em que o indivíduo confunde cores (verde e o vermelho). Este defeito é provocado por um alelo recessivo ligado ao sexo (no caso ligado ao cromossomo X).

Nesta tabela abaixo vocês vão ver o fenótipo (isto é, se apresentam a doença ou não) e o genótipo relacionado (XY para homens e XX para mulheres, onde D e d são os alelos dominantes e recessivo, lembrando que a presença de apenas um alelo recessivo "d" em homens já dá o daltonismo, e que nas mulheres precisa-se ter dois "d" para ela ser daltônica).

Curiosidades:


A freqüência do daltonismo parece variar entre os diferentes grupos raciais.
É mais freqüente em populações caucasóides - 8% dos homens e 0,46% das mulheres. Em amostras de negros (3,5% dos homens) e de aborígenes australianos (2% dos homens) - valores mais baixos, até agora investigados.
Os japoneses e chineses ocupam uma posição intermediária.



Teste de distinção - Normal X Daltônico:









Quem vê um número
4 aqui é Daltônico,
quem não vê número
nenhum, não é daltônico.
---------------------------







Quem vê 8 é Normal
Quem vê 3 é Daltônico

------------------------









Quem vê 2 é Daltônico
Quem vê 5 é Normal

--------------------------










Quem vê ou 2 ou 6 é Daltônico

Quem vê 26 é Normal

-------------------------------

Gostaram do teste? Até terça com a polêmica do Fantástico! E me desculpem se não vou visitar ninguém hoje, realmente estou com agonia nos olhos com esse óculos torto. Tenho miopia, e mesmo de longe preciso deles para enxergar algo na telinha do computador. Mas amanhã, depois do exame de vista, e de concertar meu óculos velho, terei como visitar minhas amigas e meus amigos!
Beijos e boa semana!

Nenhum comentário: