"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"A-Antoine de Saint-Exupéry
Exupéry

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Uma definição definitiva de vida

Gente estou cansada depois de dar aula a tarde e início da noite. Com algumas idéias adormecidas no momento. Para não deixar em branco o post de hoje, coloquei aqui um texto que recebi por e-mail (grupo de discussão do yahho chamado "genismo") sobre definição de vida, e sobre que tipo de vida poderíamos esperar em outros planetas. Espero que gostem, sempre é polêmico essa idéia de vida extra terrena não é? Mas o texto não é muito de ficção científica não. Parece que o exto foi tirado de outro blog ( http://1001gatos.org/uma-definicao-definitiva-de-vida/). Boa noite a todos!


Quando se observa a vida de cada indivíduo de modo geral, destacando apenas seus traços mais significativos, percebe-se que ela não passa de uma tragédia, porém, se examinada em seus detalhes, tem o caráter de comédia. A vida da maioria das pessoas é apenas uma luta contínua pela existência com a certeza da derrota final.

E, enquanto essa não chega, nos debatemos incessantemente com perguntas como “Quem sou eu?”, “De onde viemos?”, “Para onde vamos?”, ou como no caso de minha mãe, “O que fazer para o jantar?”. Não preciso dizer que há tantas respostas para cada uma delas como há chineses no mundo. Mas os filósofos que lutavam com as Grandes Questões da Vida, não estão mais sozinhos. Cientistas estão tentando definir a vida assim como manipulá-la, estão procurando por ela em outros planetas e recriando-a em tubos.

Em Junho, os cientistas alteraram a identidade genética de uma bactéria com de outro micróbio. Outros cientistas estão tentando criara vida desde o esboço. A NASA procura por vida no espaço mas não está certa de como ela deve ser ou parecer. Futuristas já ponderam sobre o dia em que robôs se tornarem tão humanos que deverão ser definidos como vivos.

Da biologia ao espaço, olhando para o futuro, uma grande questão surge incomodando: o que é, exatamente, vida?

Em Washington eles criaram uma nova forma de vida ao transportar o DNA de um micróbio para uma bactéria, e é claro já pediram a patente sobre a mesma. Enquanto outros estão tentando criar vida a partir de compostos inorgânicos simples. Acreditam que terão sucesso dentro de 3 a 10 anos. E por quê tudo isso? Para eles, a criação de novas formas de vida pelo homem nos dará um conhecimento mais seguro sobre a origem da vida, além de significar novas fontes de energia, mecanismos de limpeza ambiental e medicamentos que podem salvar vidas.

Para eles, a vida depende de uma célula com material genético, e a habilidade de reproduzir, transformar alimento em energia e mesmo evoluir de acordo com a seleção natural. Mas um estudo encaminhado à NASA mostra que mesmo esta definição pode não ser definitiva.

Cientistas que estudam formas de vida em condições extremas em nosso planeta, lembram a NASA de que a possibilidade disso acontecer em outros lugares é muito grande. Segundo o relatório, a NASA tem se fixado em encontrar água em outros lugares e vida baseada em carbono.

Segundo o mesmo relatório isso não é tão seguro. Outros compostos podem estar na constituição de um organismo. O que pode trazer a busca de vida de volta para nosso Sistema Solar. Um candidato a substituir o carbono nos organismos é o silício. Como robôs.

Ray Kurzweil, que aconselha pessoas como Bill Gates, acredita que em 2029, as máquinas já serão indistinguíveis de humanos. “A questão central sobre se uma entidade não-biológica merece direitos acompanha se ela tem ou não consciência. Eles terão sentimentos?”

Parece que uma definição definitiva de vida está longe de ser alcançada ainda mais quando os seres humanos estão ativamente alterando a forma com que se encarava o tema. Há um episódio dos Simpsons onde o Homer e o Bart constroem um foguete que depois caí em cima da igreja, quando eles conseguem que ele saia do chão, Homer declara: “Vencemos a gravidade! Um soco na face de deus!”. Parece que os cientistas estão empenhados em criar a vida, um monopólio que se acreditava estar nas mãos de tal entidade. É realmente um soco na face de deus.

Nenhum comentário: