"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"A-Antoine de Saint-Exupéry
Exupéry

terça-feira, 28 de agosto de 2007

Fé e ciência

Acho que se meus catequistas de crisma vissem isso aqui no meu blog iam se decepcionar com todo o trabalho deles.... Em vão? Não, pq me serviu com muitas informações que não tinha, e mais interesse em ler a bíblia, se bem que estou preguiçosa para isso, até para ler o próprio livro de Richard Dawkins, um cientista, um pouco cético demais até, bem disposto a colocar a fé e a religião em cheque. Não sou radical como ele, mas o cara é inteligente demais. Aqui vão 5 videos em que ele argumenta sobre ciência, fé, religião etc... Nem cheguei a ver todos ainda. Espero que gostem, e comentem, para variar outro tema polêmico. Eu acho que tudo na vida que possa nos ensinar é bom. MAs nada de exagero é bom. Nem radical demais para o ceticismo, e nem para o fanatismo religioso. Acredito no que Sheakspeare uma vez falou: "Existem mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia." E uma força maior do que qualquer razão humana possa explicar, para existir o Universo, a terra e demais galáxias. E a vida, esteja onde estiver além da Terra. Só não concordo em fé demais a ponto de tirar qualquer possibilidade de discordar, de pesquisar, de querer entender. Outro dia falando de Adão e Eva com um colega biólogo mas bem religioso (para um biólogo), pensei, o fruto proibido para mim, relatado no Antigo testamento, é metaforicamente a sabedoria. O fruto então seria o querer saber mais do que Deus, o proibido que desgraçou Adão e Eva, expulsos do paraíso, e todos os seus descendentes na Terra (nós), que pagamos com isso até a vinda do Messias (Jesus) que morreu por nós para saldar nossa dívida com Deus ( agora a nossa dívida está com Jesus que sacrificou-se por nós). Já para meu colega Biólogo, ele acredita realmente em um fruto, ou seja, acredita literalmente nesse fruto, e que Adão e Eva foram os primeiros humanos. Ele não acredita em metáfora nessa situação, apesar do novo testamento estar cheio delas, quando Jesus falava com seus discípulos e com quem quisesse ouvir. Eu acredito em evolução, seleção natural, Darwin, e que Adão e Eva não eram os únicos, e sim um dos, onde vários casais de humanos eram encontrados em lugares diferentes no planeta. Eu acredito que a fé é cega, mas ao mesmo tempo conforta. E que dá esperanças (quer coisa melhor q isso, para o SEGREDO, dito no post passado??) de um mundo melhor, tranquiliza os corações de pessoas desesperadas, não permitindo que se matem, mesmo que seja mais por pressão de ir para o inferno do que da própria razão , do bom senso de um ser não fazer isso. Não aceito a Fé repressora, que faz um homem ser homem bomba, nem um líder religioso dizer que é assim e pronto, todos temos que aceitar mesmo que isso que ele diga não tenha na Bíblia, maior referencial para os cristãos (a historia da ascensão da Virgem Maria em corpo). Não aceito tantas pessoas com AIDS , morrendo, e tantas se contaminando só porque a igreja proíbie o uso da camisinha em um mundo já torto (aliás, quando o mundo foi direito algum dia? Sempre houve pecado, o problema é que nem sempre houve a AIDS na vida do ser humano, é algo recente que a Igreja católica tem que levar em consideração, e já que existe mesmo a AIDS e os pecados terrenos de fazer amor antes do casamento etc, pq não repensar no assunto e aceitar já que o mundo é diferente hoje com a AIDS?). Por que não pensar também em usar células tronco de embriões para fazer alguém andar, ou alguém se curar de uma terrível doença, e morrer dignamente, em vez de pensar em um embrião que nunca vai vingar mesmo, por estar congelado e sem futuro para ser inseminado em alguém que desistiu dele, por já ter conseguido o que queria pela medicina avançada de hoje, ter filhos pela inseminação artificial? Sabe, essas coisas me pertubam as vezes. Não sou radical demais a favor da ciência, como já viram eu falar do cientista louco que acredita que possa colocar chips no cérebro das pessoas para aprenderem mais rapido, sem pensar nas consequências de toda uma sociedade. MAs também não sou radical demais em religião. Acredito sim na fé boa das pessoas. Mas não naqueles que querem controlar todos com essa fé. Quando rezo o credo, pulo a parte de " creio .... na santa igreja católica" . Porque a igreja (católica, e demais religiões) foram criadas pelos homens, e homens tem seus defeitos , suas interpretações erradas, seu egocentrismo, sua idéia de dominar o mundo. Sobre a Bíblia, espero um dia acreditar nela, porque muito tempo se passou desde a criação dos pedaços da Bíblia ( que diga-se de passaem , começou no papel muito tempo depois da morte de Cristo). Para mim as informações de séculos e séculos da Bíblia, é como telefone sem fio, onde nunca se sabe se a informação chegou perfeita da origem. Mas creio, apesar de todas essas minhas descrenças, que o ser humano ainda tem jeito, é só racionalizar as vezes na hora certa, e sentir a emoção humana também na hora certa. Os 10 mandamentos por exemplo, pura lógica, pura racionalidade. Ajudar ao próximo, pura emoção. Canalizar essas coisas para coisas boas. E não só porque algum dia alguém (porém, ainda bem que existiu Jesus para aquelas pessoas que não raciocinam bem) teve a brilhante idéia de dizer esses mandamentos. Fazer o que o coração pede, ajudar quando sentir aquela vontade. Mas questionar, quando ver que a pessoa está enganando você. Não fazer as coisas boas para seu próprio bem de ganhar os Céus e não ir para o inferno (pois o inferno para mim é a própria maldade do ser humano na terra e suas consequencias) , e sim por que sua alma pede, tem vontade, sem receber nada em troca. A única troca que recebe de volta depois de um ato de amor, é sentir-se útil, humano, ver que realmente ajudou alguém, e limpar a alma depois disso (o alívio). Que maravilha é sentir isso! Mesmo que se tenha feito tão pouco! Era mais do que eu queria escrever aqui. Foi realmente muito. Mas espero que todos possam ler e entender minhas idéias. Abaixo, depois desse "jornal", os 5 capitulos em video de Richard Dawkins em : A Raiz de todo o mal - A Delusão de Deus (acho que a palavra certa seria desilusão). Boa semana a todos! E desculpem meus erros de portugues, mas é a pressa de digitar mesmo! Quando estou inspirada, não demoro muito a digitar senão perco o raciocínio, e não tenho paciência de revisar depois!









Nenhum comentário: