"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"A-Antoine de Saint-Exupéry
Exupéry

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

EU EXIJO ORDEM E PROGRESSO



Hoje o meu dia foi agitado e só agora de noite dei por mim que é dia 17, dia da blogagem coletiva que a Veridiana teve a brilhante idéia. Hoje irá completar um mês do acidente com o avião da Tam, esse foi o dia que Veridiana escolheu para fazermos uma blogagem coletiva, EU EXIJO ORDEM E PROGRESSO!. Neste dia tenho a tristeza de mostrar minhas indignações como brasileira ao que está acontecendo no Brasil, na minha cidade, e porque também não no mundo?


As coisas que eu mais considero básicas e fundamentais estão sempre piorando:


É a saúde pública com poucos leitos para muitos doentes, gente morrendo nos corredores de hospitais, médicos incompetentes que deixam tesouras e outros instrumentos dentro do corpo de uma pessoa ou aplicam injeções em locais errados e deixam uma criança paralítica, governo que não valoriza aqueles profissionais que dirigem ambulãncias para socorrer as pessoas, pessoas que ignoram a dor alheia e que trabalham no atendimento em hospitais publicos sem se importar se alguem está pedindo dignidade de ser atendido.



Saneamento básico, que pelo menos na minha cidade a maioria dos bairros não é contemplado, onde as fezes humanos escapam para o lençol freático contaminando e deixando a população com maior perigo a doenças, nitrato, principalmente se numa cidade como Natal a água vinda dos lençois corresponde a mais de 50% por centro de água consumida.



Educação, em que os professores de escola pública pedem pelos seus direitos a muitos anos e o Estado debocha dizendo que eles não tem motivo para fazer greve. Passamos 40 dias de greve e o que conseguimos foi ameaça de corte de salário se não voltássemos, sendo a greve legal, e canal de negociação negado pelo governo com o sindicato dos professores. E com o problema que a educação sofre no Brasil e aqui no RN principalmente, a greve dos professores é que não ia piorar mais, já que não tem jeito de ser ouvido pelo governo, os alunos não poderiam continuar sofrendo as consequências. Além de escolas sucateadas!



Impactos ambientais que o Brasil e o mundo vivem sofrendo dia a dia, por causa da incompetência (ou até negligência) de órgãos ambientais e do poder da minoria em que não quer saber das consequências trágicas que podem atingir todos, só dos lucros que uma ação contra o ambiente pode causar.



Falta de emprego, falta de cárater dos políticos corruptos, que passam por cima de todos , burlando a lei. Falta de iniciativa nossa. Porque não? Nós é que deixamos esse povo corrupto entrar no poder por pouca coisa, alguns benefícios pessoais, e tal hábito vem de longe na nossa história, arrisco na época do coronelismo, mas pode ter sido bem antes. Quanto tempo nós vamos ter que repetir os mesmos erros? Será que nossa evolução é tão lenta para entender que isso não leva a um bem comum? Eu ano que vem vou votar não pq fulano ou beltrano pedio! E sim porque acredito no meu candidato, mesmo que ele não seja o candidato do momento, não seja rico, não tenha tido chances no poder, nem tenha até chances de ganhar, pq vou votar no que acredito! Se quebrar a cara mais tarde tudo bem, pelos menos eu tentarei algo diferente. E você? E tentarei acompanhar antes e depois das eleições, e cobrar dele mais tarde.



O que odeio é a política de pão e circo, que depois de um ou vários incidentes políticos em que a gente vê os políticos corruptos aparecendo, aparece uma situação em que seja para distrair o povo brasileiro, fazendo lavagem cerebral, seja com o PAN, as Olimpíadas, a Copa, Cristo Redentor ou outra coisa qualquer que possa fazer esquecer das coisas erradas que estão acontecento. Não tenho nada contra esportes e monumentos, apenas vejo muito mais atenção da mídia quando eles acontecem, e de repente os escândalos políticos deixam de aparecer, como se nem tivessem acontecido. Além disso, um país que tem tanta miséria ainda para se resolver, vai se quebrar todinho com dívidas por que quer cediar a Olimpíada ou a Copa do Mundo? Peraí né? Isso é para quem pode, e não para quem quer!! Vai cuidar das favelas, dar abrigo para quem não tem teto, educar e fazer tudo que escrevi acima melhorar para depois pensar em se mostrar para o mundo que É o melhor país, que pode cediar tudo!

Odeio ver gente idosa sendo lesada e não recebendo seus precatórios como deve. Odeio todo o tipo de negação de direitos, de precatórios para qualquer profissão, seja professor ou aposentado ou outro qualquer.


Governo Lula, e demais governos por aí, invistam na tecnologia, nos pesquisadores que tem por aqui, por que esse povo tá saindo do Brasil ainda para fazer pós graduação, porque aqui tem pouco insentivo ainda, apesar da CAPES ser muito boa. Invistam na educação BÁSICA principalmente, pq o analfabetismo começa daí. Não fiquem quebrando a cabeça com porcentagens para negro entrar nas Universidades, ora sendo o Brasil misto de Negros e Brancos, como vocês governantes vao saber distinguir? Que parâmetros vão recorrer? POis pobre tem de todas as raças e cores, principalmente pobre que não tem uma escola boa para estudar e competir com aqueles que tem privilegio de estudar em escolas particulares e conseguem fácil entrar numa Universidade. Na UFRN só tem carro de gente rica. Os poucos que conseguem vagas na Federal vem de ônibus! E ônibus que todo ano aumenta o preço do vale transporte. Paga aí a metade pelo menos do Vale transporte Senhor Governador, Presidente, Prefeito! Não inventem de privatizar as universidades publicas senhores governantes, por que assim é que o Brasil não vai para frente, não tendo todo brasileiro dinheiro para pagar Universidades particulares. Apenas dêem chances reais de alguem que não tem condições financeiras chegar a fazer um curso de medicina e ajudar a família.



Progresso? CadÊ???? Ordem? Só se for na bandeira nacional mesmo!!! Em que os políticos fazem gestos obscenos talvez por que se livram de culpas onde pessoas tenham morrido num acidente de avião (que cá para nós tá é aumentando, tenho até medo de viajar de avião). Governo Lula, tome vergonha na cara, não se esquive dos problemas, e resolva essa situação logo, faça com que seus subalternos reconheçam os erros, valorizem a profissão dos controladores de vôo, modernizem seus equipamentos como computadores e softwares para eles trabalharem com o mínimo de segurança,proíbam empresas de avião que só querem lucro de atuar no espaço aéreo, onde têm seus aviões sucateados sem manutenção com muitas horas extras de vôo que nenhum ser humano pode aguentar



Se eu fosse enumerar as coisas que vejo de errado no país precisaria do resto de todos os posts que tenh direito nesse Blog. Fica aqui minha indignação, e ao mesmo tempo minha humilde opinião, para refletir, e até eu própria, pq sei que isso também é minha culpa. De todos nós! Como a mãe Priscila Belfort disse, falta humanidade, falta gente na rua reclamando. Só olhamos para nossos problemas e esquecemos dos demais.



Deixo aqui a cola de uma sitação de Grace para fechar este post com poucas palavras mas com muito significado!

“Uma constataçao há dentro de mim. Nos brasileiros (blogueiros ou não) nos unimos para fazer do Cristo Redendor uma das Sétimas Maravilhas do Mundo mas somos incapazes de nos unir para acabar com a impunidade.”

Participam também da Blogagem Coletiva:
1. Simone Talarico Ross - Um Canarinho na Terra do Urso de Ouro2.Poliane - Rumorejo3.Meiroca - Pensieri e Parole4.Deby - Por um segundo 5.Grace Olsson - Alma Cigana6.Jamine Bruno - Jamine Bruno - Passeando pela Europa7. Tina - Blue Moon8.Fernado - Cronicanet9.Rafael Santana - Aletômetro 10.Ricardo Rayol - Jus Indignatus por Ricardo Rayol11.Anderson Costa - andersoncosta.org12.Chawca - Meu ouvido não é penico!13.Cilene Bofim - Distant Daily 14. Aninha Pontes - O meu jeito de ser by Anna Pontes15.Ernâni Motta - Ernâni Motta16. Leo Toddy - Videoadoração17.Silvano Vilela - Plugbr18. Ingrid - Meus Pitocos19.André Soares - Gritos Verticais20.Luci Lacey - Hippos 21. Luciana Monte - Dia de Folga22. Sérgio Nascimento - coisas do Sanduba23.Rafael Dourado - Netlus24. Peter Junks - Memórias Eletrônicas25. Elena Fletcher - Sonho Meu26. Andre neves - Andre Neves - Melhoramento constante27. Mélica - Blog da Mélica28.Robson Sciola -Recanto do Velhinho Rabugento29.Luma - Luz de Luma, yes party!30.Jeanne Geyer - Consciência e Vida31.Jacque - Tricotando32.Francy & Carlos - Cenas do Cotidiano33. PV - Godspeed - Buona Ventura34.Marília Alvarenga - Alvarenga sempre35. Saramar - Escrevinhações36.Gerson Albuquerque Silva - Pianomanga37.Jack Jaws of Heaven Aré - Couro de Jacaré38. Jefferson - Caçador de Mentes39. Rafael Reinehr - Casa-Rafael Reinehr40.Leonardo Barros - Pílulas de Insanidades41. Regina - Bella Mistura42.Maria Augusta - Le Jardin Éphémère43.Nilza - Do Avesso44.André, Um jericó - Idéia de Jerico !?45. Rosamaria - Rosa14746. Hilda - Casa da Sogra 47. Pétala - Por entre Petalas48. Lino Resende49. André Wernner50. La Belle - Mulher de 30 Anos…51. Alexandre Costa - Fábrica de histórias52. Patrícia Ramos - Miss Simpatia53. Wolverine Responde54. Cláudia Pit - Blog Cláudia Pit55. Bárbara - Veines Noires56. Kall - Meu tempo57. Oscar Luiz - By Osc@r Luiz58. Silvana - Pata Irada59. Eduardo Lunardelli - Varal de Idéias60. Cris Soares - Clave de Sol61. Fabian Rodrigo - Viajei no livro62. Veridiana Serpa - 30&Alguns63. Veridiana Serpa - Geek Chic64. Mário leal - Apoio Fraterno65. Samantha Shiraishi - Atualidades sob os olhos de mãe, jornalista e cidadã66. Rodrigo S. Toledo e Adriana Saba - rodrigostoledo67. Tânia Aranha - Falando Nisto68. Nick Ellis - Getting Better69. Lúcia Freitas - Ladybug Brasil70. Ronald - Blog do Ronald71. Simone Zelner72. Aline Dexheimer - Blog Dex 73. André Montejorge - Bem legaus!

9 comentários:

Anônimo disse...

Ingrid, ops, tardou mas veio com tudo. Talvez um dos mais COMPLETOS e sérios textos desta blogagem coletiva!

Parabéns, uma lição de civismo!
Obrigado,
Bjs

Elza disse...

Indrid, prêmio material não tem...rss.. os 5 escolhidos terão o título que foi escolhido entre os mais de 700, até o momento, como blogs 5 estrelas. Assim só isso... eu bem que poderia ter pensando em algo material neh?!
Dá prox quem sabe eu pense nisto!
=]

Anônimo disse...

Concordo com o Eduardo,
Ingrid seu texto arrasou!!!!

Parabéns!

bjs

Anônimo disse...

Ingrid, volto para cumprimenta-la. Até hoje , desde que o Varal existe (19 de novembro de 2006), com mais de 23000 visitas, hoje você foi a primeira pessoa a DIZER ( pois pensar, muitos devem ter pensado) com todas as letras: Não vi graça ( beleza) nenhuma nas suas esculturas ali postadas!
Por esse seu gesto de sinceridade vou premia-la pendurando-a no Varal, lugar que faço homenagem às visitas importantes.
Seu blog já esta lá linkado, para visita-la sempre!

Unknown disse...

Ingrid, faço das palavras do Eduardo as minhas. Disse tudo! Uma questão é que, a boa educação de um povo reflete beneficamente na saúde pública de uma forma geral. Um dia mudaremos o curso da história, eu acredito.

O Amor disse...

Ingrid, boa tarde! Belo texto mesmo. Mas depois comento melhor. Agora vim agradecer por sua indicação ao meu blog, para o 'blog 5 estrelas', afirmando que aceito participar. Ainda hoje farei minhas 5 indicações. Muito obrigado. Um abraço!

Anônimo disse...

A palavra de ordem é impeachment ao Governo Lula.
Cadinho RoCo

Anônimo disse...

Ingrid, um sonoro desabafo! Parabéns! Você perfilou os problemas essenciais e deixou clara a sua indignação. Falou por mim e todos os participantes desta coletiva. Falou mais do que claramente e falou muito bem falado. Parabéns mesmo! Abraços.

Anônimo disse...

Oi Ingrid. Nossa, tô bem desatualizada quanto ao quesito blogs e concursoso. Muito agradecida fico com a indicação. Tô meio fora do ar, menina. Abraços